Rua da Escola, 17 4705-473 Braga

Desratização – Um serviço com a garantia de qualidade Premium Protect!

1

Desratização – um serviço de qualidade, com vista na segurança dos seus espaços!

 

Desratização é um processo de controlo e dizimação de praga de roedores, através de medidas com tecnologia de ponta e recorrendo a profissionais altamente qualificados.

A desratização, também denominada de dedetização de ratos é um processo que exige recursos e tempo, bem como um grande comprometimento dos profissionais.  Além de transtorno físico de coabitar com ratos no seu espaço, estes podem ser propulsores de danos físicos nas suas instalações, bem como desencadear uma série de doenças.

Por isso, uma boa desratização não só vai controlar a sua multiplicação, como prevenir que voltem a surgir no seu espaço, evitando riscos desnecessários.

 

Quais as doenças que podem ser provocadas por roedores?

À medida que o ser Humano se apodera mais do ambiente e se expande por cada vez mais espaço territorial, o contacto com outras espécies, tais como os roedores, estreita-se, o que nos sujeita cada vez mais a doenças por eles transmitidas. Atualmente, os roedores são considerados como responsáveis por mais mortes do que todas as guerras ocorridas ao longo dos últimos 1000 anos, já que podem transportar uma grande variedade de organismos patogénicos, como as bactérias, vírus, protozoários e helmintos (vermes).

Além disso, transportam também parasitas e doenças. Contudo, também transportam doenças advindas de outros animais, como é o caso das que advêm de mosquitos, pulgas, carraças, piolhos e ácaros.

Das várias doenças reportadas pelo contacto e/ou presença de ratos nos espaços, podemos salientar as seguintes:

  • Salmonela
  • Febre Tifóide
  • Leptospirose
  • Doença de Weil
  • Peste negra
  • Hantavirose
  • Sarna
  • Entre outras.


Desconfia ter uma praga por ratos na sua casa ou na sua empresa?

Contacte-nos

 

Como acontece a transmissão de doenças por pragas de ratos?

  • Inalação ou contacto direto com excrementos de roedores (urina, fezes, saliva)
  • Contacto ou inalação de partículas de microorganismos aerossolizadas a partir de feno, pilhas de madeira ou outros materiais contaminados com urina de roedores
  • Inalação ou contacto com partículas aerossolizadas resultantes do varrer de espaços infestados por Roedores
  • Contacto físico com Roedores infetados
  • Mordeduras de Roedores — os microorganismos presentes na saliva podem infetar tanto Humanos como outros Roedores
  • Arranhões causados por Roedores
  • Ingestão de água ou de alimentos contaminados por Roedores infetados
  • Através de ectoparasitas infetados pelos Roedores (Carraças, Pulgas, Ácaros, Piolhos) com diversos agentes patogénicos
  • Através de Cães e Gatos domésticos que comam algum Roedor infetado
  • Os Roedores também podem funcionar como depósitos para diversas doenças transmitidas por Insetos Voadores

 

Quais os sinais de que pode precisar de uma desratização no seu espaço?

Durante uma infestação por ratos, podem surgir vários sinais que indiquem a necessidade de efetuar uma desratização. Um deles são as roeduras em vários tipos de materiais, marcas que aparecem na forma de ranhuras paralelas, normalmente em rodapés, esquinas de móveis, caixas de cartão e até fiações elétricas.

Outro sinal é a presença de me manhas, provocadas pelas constantes idas e voltas do rato, que acaba por deixar um rasto de sujidade e gordura.

Os ratos emitem sons agudos, que se ouvem maioritariamente durante a noite, quando a sua movimentação é mais intensa. Este é outro dos grandes sinais.

Pegadas no chão e odores semelhantes a amoníaco são, então, sinais quase que certos de que está perante uma infestação de ratos.

Dejetos escuros e cilíndricos são a confirmação disso mesmo, tratando-se das fezes dos animais e, como tal, afirmam a certeza da sua presença.

Encontrou no seu espaço algum vestígio da presença de ratos?

Contacte-nos

 

O que é a desratização?

A desratização é um conjunto de estratégias pensadas e estabelecidas, através de um estudo detalhado da situação, de forma a controlar infestações por ratos do campo, ratazanas e ratos pretos, sendo estas as espécies mais comuns das pregas urbanas.

O procedimento tem um caráter curativo e/ou preventivo, de forma não só a eliminar as pragas já existentes mas também para evitar a formação de novas colónias no local.

 

Como funciona a desratização Premium Protect?

Numa primeira fase, o local é verificado e avaliado, através de uma investigação técnica, da instalação de iscos e do posterior mapeamento da área. Assim, prevê-se descobrir onde se encontram os ninhos dos ratos e identificar a espécie invasora.

Cada tipo de roedor tem hábitos específicos, pelo que as suas características irão ditar o plano estratégico a seguir para o controlo da praga. De seguida, firmam-se as armadilhas mais adequadas para a situação presente.

Num cenário de infestação de ratos, e para que a desratização seja bem sucedida, a equipa trabalha de forma escalonada de forma a capturar os ratos encontrados. Contudo, esta fase pode demorar algumas semanas, prevendo o ciclo de vida dos roedores, e uma vez que os filhos só saem do ninho depois de atingirem a maturidade, o que leva ainda alguns dias.

Assim, enquanto os ratos são capturados, os seus filhos estão ainda escondidos no ambiente, situação que deve ser acompanhada e avaliada por algum tempo. A desratização profissional visa eliminar os ratos com segurança e eficiência, porém trata-se de um serviço que necessidade de consistência e continuidade, que deve ser realizado com alguma periocidade.

Desta forma, em cada visita, é realizado um novo mapeamento e os iscos são colocados em pontos estratégicos, sendo assim um serviço preventivo. Os métodos de desratização variam conforme a necessidade encontrada, de forma química ou mecânica.

 

Desratização por vias mecânicas

A desratização por vias mecânicas é a mais utilizada. Desta forma, são colocadas várias armadilhas, com o objetivo de atrair e capturar os animais. Nos vários tipos de armadilhas, podemos ressalvar as gaiolas, os alçapões, as guilhotinas e caixas.

Em cada armadilha, são colocadas iscas de acordo com o tipo de rato. estas iscas podem ser restos de alimentos. Outra hipótese é o uso de aparelhos de ultrassom, utilizados na zona em que os ratos se encontram, direcionando-os para o local onde é inserido o isco.

A desratização mecânica é uma das formas mais utilizadas e menos cruel para os animais, utilizada em locais onde não é indicada a utilização de raticidas químicos. Da mesma forma, não representa um risco para outros animais ou pessoas que frequentem o espaço. Contudo, há espécies de ratos em que este método de desratização não se mostra eficaz, pelo que nesses casos é necessário avançar para outro plano de controlo e eliminação de praga.

 

Desratização por vias químicas

Na desratização química são utilizadas substâncias artificiais para eliminar os ratos, substâncias estas que são tóxicas. Este método deve ser apenas utilizado por profissionais capacitados, o que lhes permite manusear este tipo de materiais.

A desratização química não ocasiona sofrimento aos roedores, mas pode representar perigos para outros animais ou pessoas que frequentem o espaço. Este método não só tem o objetivo de atrair os roedores, mas também de eliminar as criaturas encontradas.

 

Desratização por vias biológicas

A desratização biológica não é recomendada pela Organização Mundial de Saúde, uma vez que pode provocar danos e riscos à saúde humana. Embora já tenha havido várias tentativas dentro deste conceito, todas apresentaram mais riscos do que vantagens.

 

Como se prevenir contra pragas de roedores?

Neste caso, a melhor aposta é a prevenção! A prevenção contra pragas de ratos é realizada através de medidas de higiene e limpeza, cuidados que devem ser levados em conta diariamente.

Como tal, existem vários hábitos que deve adotar de forma a evitar o surgimento de ratos na sua casa, na sua empresa ou em qualquer propriedade:

Medidas preventivas
  • Evite o acúmulo de entulho e objetos
  • Mantenha os espaços limpos e arejados
  • Descarte alimentos de forma correta, preferencialmente em sacos de plástico fechados
  • Descarte lixos e dejetos de animais domésticos diariamente
  • Evite armazenar lixos nas imediações da sua propriedade.

Medidas corretivas
  • Tape caixas de água e não deixe recipientes com água ao alcance dos roedores
  • Corrija vazamentos de água de torneiras e canos
  • Transfira alimentos de fácil acesso para locais mais difíceis de atingir pelos roedores
  • Não deixe sacos de comida e ração de animais domésticos em locais abertos
Medidas de Eliminação
  • Tente localizar os ninhos de ratos, de forma a poder armadilhar as passagens
  • Procure uma empresa especializada e experiente, que possa identificar a praga e proceder a um plano de desratização completo e eficaz.

Encontrou no seu espaço algum vestígio da presença de ratos?

Contacte-nos

 

Como realizamos o nosso serviço de desratização?

O nosso serviço de Desratização é realizado mediante um estudo prévio da problemática de cada cliente. Assim, é-nos permitido definir as melhores soluções, bem como o plano de ação a implementar para livrar a propriedade da presença de ratos.

Os ratos são criaturas sorrateiras que podem invadir qualquer propriedade, adaptando-se a vários tipos de instalações, como casas ou empresas. Na realidade, a presença destes animais representa um grande perigo para a saúde.

Como tal, se desconfiar ou detetar sinais de infestação, deve tomar medidas imediatas, a fim de evitar todos os problemas que estes roedores podem causa, como problemas de nível estrutural dos edifícios, problemas económicos e doenças.

Para o ajudar, dispomos de um serviço de qualidade, pelo que, para o efeito, contamos com uma equipa de profissionais altamente qualificada e experiente, bem como meios e materiais de topo, que garantem não só a eficaz execução do serviço mas também a segurança de todos os intervenientes.

Na Premium Protect, trabalhamos com foco e dedicação, dando tudo por tudo em prol de um serviço de controlo de pragas de qualidade máxima e eficácia incontestável. O programa de desratização Premium Protect adequa-se às necessidades específicas de cada empresa ou tipologia de propriedade.

Este serviço inicia-se mediante uma inspeção detalhada ao local, seguindo-se pelo estudo das várias soluções possíveis, personalizada a cada necessidade. Assim, é-nos possível fomentar uma resposta eficaz e bem sucedida.

Pragas de roedores é uma das pragas mais chatas para a população em geral, representando riscos para a saúde, danos estruturais e danos financeiros que, se não forem travados, podem alcançar níveis de extremo perigo.

 

Confie nos serviços de Desratização Premium protect e garanta a segurança e higiene do seu espaço!

 

Descobriu uma infestação de ratos em sua casa?

Contacte-nos

Posts relacionados

Deixe um comentário