Rua da Escola, 17 4705-473 Braga

Térmitas – Controlo, Prevenção e Tratamento Curativo Premium Protect!

1

Térmitas – uma praga comum em portugal, de demorada percepção, mas com rápida resolução através do serviço de Woodprotect Premium Protect! 

 

As térmitas são uma praga com mais de 3000 espécies. Existem por todo o mundo, sendo que a maior parte vive em zonas de clima temperado. Como tal, Portugal apresenta uma alta propensão para a sua presença.

 

O QUE SÃO TÉRMITAS?

térmitas

São dos insetos mais antigos no nosso planeta, já que restos de fósseis destes insetos foram encontrados, datados de há mais de cinquenta e cinco milhões de anos.

Ao longo do tempo, estas têm desempenhado um importante papel no meio ambiente, bem como na decomposição da matéria orgânica no solo, contribuindo para a incorporação de nutrientes no solo, tornando-o fértil.

As térmitas vivem em sociedade e inserem-se em mais de 3000 espécies espalhadas por todo o mundo. Em Portugal Continental, as duas espécies de térmitas mais comuns são as Kryptotermes Brevis (Madeira Seca) e as Reticulitermes Grassei(subterrâneas).

As térmitas são insetos invertebrados que se organizam em colónias subterrâneas, entre 2 a 4 metros de profundidade e a sua alimentação é composta por madeiras e outros materiais que contenham celulose, como é o caso de cartão, papel, têxteis, etc.

As térmitas caracterizam-se como um inseto branco, que mede entre um a quatro milímetros de comprimento. Viajam em grupo, à procura de alimento, deslocando-se em filas ou “tubos de lama” pelo exterior, ou mesmo no interior de muros e paredes.

Estes insetos vivem num sistema de castas, em que cada elemento desempenha determinada função dentro da sua colónia, dividindo-se entre três cargos no agregado: a reprodutora, a obreira e a soldado.

 

QUAL O CICLO BIOLÓGICO DAS TÉRMITAS?

térmitas

Como já referido, desde a postura do ovo até à idade adulta, pode demorar entre quatro a sete meses. As térmitas vivem em sociedades hierarquizadas  e as suas castas são bem diferenciadas. Elas dividem-se entre reprodutoras primárias, reprodutoras suplentes, soldados e obreiras.

As colónias de térmitas são formadas pelo ninho, onde existe uma rainhas, os ovos, ninfas, obreiras e soldados. As térmitas mais jovens, ainda com asas, abandonam o ninho e voam em busca de acasalamento. Assim que acontece, perdem as asas e fazem a postura dos ovos.

As primeiras ninfas que nascem são alimentadas pela mãe, transformando-se de seguida em obreiras, já que são as construtoras do futuro ninho, onde irão alimentar as futuras gerações de ninfas.

Normalmente, são apenas produzidas térmitas obreiras, porém quando estas atingem um número elevado, começam a ser produzidos soldados para defenderem a colónia, bem como reprodutores suplentes.

As térmitas obreiras são responsáveis pela alimentação da rainha, permitindo que esta dilate o seu abdómen pra aumentar a capacidade de produção de ovos. Esta fica imóvel junto ao macho, na câmara real, e dedica-se exclusivamente à produção de milhões de ovos.

As térmitas vivem mediante um forte sentimento de cooperação entre elas, tendo entre si o forte objetivo de manter a colónia segura, a rainha alimentada e todas as obreiras e soldados nas melhores condições para que possam desenvolver o seu trabalho.

Entre finais de Abril até Junho, as térmitas reprodutoras saem para criar novas colónias, dando início ao processo de enxameamento, este que é o único momento visível desta problemática.

 

Desconfia que a sua propriedade está com uma infestação de térmitas?

Contactar-nos

 

QUAIS OS 5 PRIMEIROS SINAIS DA SUA PRESENÇA?

Conforme os meses mais quentes se vão aproximando, as térmitas começam a emergir em busca de novas estruturas, não só para se alimentarem, mas também para construÍrem novos ninhos.

Assim, é importante que cada proprietário de um imóvel ou estabelecimento comercial saiba como detetar um problema de infestação por térmitas.

As térmitas são “destruidoras silenciosas” que procuram casas danificadas pela humidade, mastigando a madeira, pavimentos, mobília e até papel de parede, o que a longo prazo acaba por causar danos estruturais.

Assim, a Premium Protect  dá-lhe a conhecer alguns sinais para que possa detetar se o seu espaço já se encontra dominado por térmitas:

  • Se encontrar asas de inseto perdidas perto de janelas e portas, pode estar perante um sinal visível de que há uma possível infestação;
  • Os seus móveis ou revestimentos de madeira estão macios e ocos, quando tocados, ou encontra pedaços de madeira mais escuros e bolhas;
  • As suas superfícies de madeira apresentam a sua pintura irregular, o que pode significar apenas humidade, mas também danos causados por térmitas;
  • Surgimento de excrementos de cor clara, semelhantes a serragem, dentro ou fora de casa.

Se verificar algum destes sinais, ou vários, deve recorrer ao serviço de profissionais especializados, contando com a Premium Protect que, através do seu serviço WoodProtect, não só aplicará aos seus espaços tratamentos preventivos, para evitar este tipo de infestação, mas também procederá a tratamentos curativos, mediante um plano previamente desenvolvido, de forma a garantir que a infestação é eliminada e que se promovem todos os esforços para evitar que retorne.

Precisa de ajuda perante uma infestação de térmitas?

Contactar-nos

 

COMO PREVENIR INFESTAÇÕES DE TÉRMITAS?

No caso de infestações de térmitas, a melhor medida é a prevenção! Assim, a Premium Protect dá-lhe a conhecer algumas dicas para que possa proteger a sua casa de uma infestação:

  • Repare tubos e torneiras que apresentem fugas, mantendo o mais possível a estrutura da sua propriedade seca, para que as Térmitas não possuam uma fonte de água;
  • Sele todas as fendas à volta de canalizações, evitando a passagem das térmitas nessas zonas;
  • Remova todas as possíveis fontes de alimento, como madeiras armazenadas ou lenhas; Evite usar mantas de folhas em locais adjacentes à sua casa, bem como ramos de árvores nas redondezas;
  • Verifique a sua propriedade, de forma a perceber se encontra túneis de terra e lama, normalmente usados pelas térmitas para se moverem em acima do solo;
  • Esteja atento aos pavimentos e janelas, para que possa detetar asas de Térmitas Aladas;
  • Esteja atento ao surgimento de matéria com aspeto de serragem, o que pode indicar a presença de dejetos de Térmitas;
  • Bata nas madeiras da sua propriedade para poder ouvir o som. Se este for oco, pode indicar a presença de térmitas;
  • Se verificar que portas e janelas começam a ficar perras e difíceis de abrir, esse facto pode estar a ser provocado pela humidade que térmitas retêm nas madeiras.

 

COMO REALIZAMOS OS NOSSOS SERVIÇOS?

Os serviços WoodProtect da Premium Protect baseiam-se em dois moldes, preventivos e curativos. Como tal, contamos com uma equipa especializada e com um alto nível de know-how, o que nos confere toda a confiança e eficácia na execução dos nossos serviços.

No que concerne aos tratamentos preventivos, trata-se de tratamentos que visam a melhor garantia de preservação e conservação das madeiras já existentes ou recém-aplicadas, recorrendo para o efeito a inseticidas e fungicidas específicos.

Já no que toca aos tratamentos curativos, são destinados a edifícios ou património onde já esteja comprovada a existência de térmitas e onde já não se verifique a possibilidade de reabilitação.

Assim, após a identificação da infestação, procede-se a um plano de execução dos tratamentos.

Para o efeito, na Premium Protect damos primazia a produtos de topo, que garantam um ótimo resultado, mas cuja aplicabilidade confira segurança e não se traduza em riscos quer para o património, quer para a saúde.

Assim, como tratamento preventivo, recorremos à Barreira Química Termidor, produto destinado à prevenção de infestações em edifícios e património, antecipando riscos estruturais e facilitando trabalhos de reabilitação e restauro em edifícios.

A Barreira Química Termidor é indetetável, pelo que as térmitas que possam eventualmente estar no local não têm forma de se proteger do produto. O mesmo atua por contacto e por ingestão, o que aumenta a velocidade e a eficácia do tratamento.

Além disso, promove um efeito “Transfer Efect”, maximizando o controlo sobre toda a colónia.

Como Barreira Física-Química, fazemos uso da Termifilm, uma barreira utilizada durante a fase de construção, protegendo novas construções ou que se encontrem em profundas reabilitações, protegendo contra eventuais infestações.

O Termifilm é um filme de Polietileno de alta resistência que conta com moléculas de termicida incorporadas diretamente no polímero.

Este produto tem a particularidade de não libertar matérias ativas para os solos ou para os lençóis de água. Para tal, incorpora uma tecnologia dedicada ao ambiente, não poluindo o solo nem os lençóis de água.

Esta barreira é intransponível às térmitas, promovendo uma dupla ação que não só as repele, como as elimina, promovendo também um efeito curativo perante este tipo de infestação.

 

PREMIUM PROTECT – um exemplo de projetos bem sucedidos

A Premium Protect executou o serviço de desinfestação por Térmitas no Edifício Casa Rolão, em Braga. Trata-se de uma casa apalaçada, edificada entre 1758 e 1761 e que se dedicava ao fabrico de sedas. É neste edifício que se situa, hoje em dia, a livraria Centésima Página, tendo sido projetada pelo arquiteto bracarense André Soares.

Este edifício foi classificado como Imóvel de Interesse Público  desde 1977, sendo a sua construção á base de alvenaria de gratino e madeiras que sustentam os pisos e a cobertura.

Ao longo dos anos, o edifício tem sofrido ataques de térmitas, dada a fraca exposição solar do mesmo, bem como a elevada humidade na zona, o que propicia o aparecimento de térmitas. Como resultado, as mesmas foram danificando algumas estruturas em madeira, o que foi observado pelos próprios proprietários do edifício.

Foi no processo de enxameamento , bem como com os vestígios deixados pelas térmitas, que os proprietários perceberam estar perante um infestação. Neste sentido, contactaram um dos nossos parceiros, a PLUGGO – WOOD FOR LIFE, de forma a se inteirarem da problemática e da sua resolução. Este pedido foi, então, reencaminhado para a Premium Protect.

De forma a que a situação não volte a surgir, o extermínio das térmitas no local é essencial, sendo a utilização do Termidor, enquanto barreira química, determinante para solucionar a situação.

Este produto ataca o sistema nervoso das térmitas quando ingerido. No entanto, também contamina as que com elas contactam, promovendo a rápida eliminação da infestação. Porém, não é um produto nocivo para os humanos.

Neste caso, foi executada, nas paredes, uma barreira de perfuração de 20 em 20 cm, onde se injetou o Termidor nas paredes através do 1º piso. O produto alastra-se após a injeção, percorrendo toda a parede. Este tratamento tem um efeito de, no mínimo 5 anos, contudo garante que toda a edificação fica protegida das térmitas.

 

 

OS SERVIÇOS WOODPROTECT DA PREMIUM PROTECT FORAM PROJETADOS A PENSAR NA DURABILIDADE DAS SUAS SUPERFÍCIES DE MADEIRA, PREVENINDO CONTRA INFESTAÇÕES DE TÉRMITAS E GARANTINDO RESPOSTA A INFESTAÇÕES JÁ EXISTENTES. LEVE SEGURANÇA ATÉ AO SEU ESPAÇO…CONTE COM A PREMIUM PROTECT!

 

Estamos sempre disponíveis para ajudá-lo a combater infestações de térmitas!

Contacte-nos

Deixe um comentário