Rua da Escola, 17 4705-473 Braga

Termitas da madeira – Descubra um dos nossos projetos!

1

Sediada em Braga, a Casa Rolão, mais conhecida como “Centésima Página”, continha já em todo o perímetro interior do edifício a presença de termitas da madeira. para a realização deste trabalho, foi necessário efetuar uma barreira de proteção que consistiu na realização de furos de 20 em 20cm.

 

 

O centro histórico de Braga, bem como novos edifícios da cidade, possuem um historial de presença de termitas da madeira já detetadas, muito devido à ampla utilização de madeiras na construção e finalização de edifícios.

 

AS TERMITAS DA MADEIRA EM PORTUGAL

A madeira é um material natural, muito privilegiando na indústria da construção, sendo regularmente aplicado em edifícios. Porém, o seu comportamento, dependerá da forma como é aplicada, bem como dos processos de manutenção que vai tendo ao longo dos tempos.

Contudo, a manutenção necessária é por vezes negligenciada, o que permite a entrada e desenvolvimento de agentes biológicos destruidores da madeira, como fungos e insetos. No grupo dos insetos, destaca-se a ação das termitas da madeira, que apresentam uma maior relevância não só em Braga, mas em todo Portugal Continental.

 

Desconfia ter nos seus espaços uma infestação? Contacte-nos ou peça o seu orçamento, sem compromisso, para que o possamos ajudar!

Contacte-nos

 

CARACTERÍSTICAS DAS TÉRMITAS DA MADEIRA

Estes insetos invertebrados organizam-se em colónias subterrâneas, com 2 a 4 metros de profundidade, alimentando-se da celulose da madeira, do papel e do cartão…porém, o mais preocupante na sua presença é a capacidade de destruição que os mesmos contêm.

Na sua busca por alimento, as termitas da madeira usam tubos de lama pelo exterior, deslocando-se pelo interior das paredes. A sua existência é silenciosa, pelo que a devastação provocada por elas é gradual, mas impiedosa.

Assim, o único momento em que a sua presença é visível é o período do enxameamento, quando as térmitas reprodutoras saem das colónias para se reproduzirem.

 

 

A par disso, as termitas da madeira podem deixar alguns vestígios, como pequenos furos ou pó de madeira junto a janelas ou outros elementos constituídos por este material. Além disso, pode verificar-se a sua presença nas superfícies de madeira, tendo em atenção se há locais que estejam ocos.

Quando a sua presença não é, de início, detetada, estes danos nas madeiras podem alastrar e contribuir para que as mesmas comecem a ruir, provocando a rápida degradação ou colapso do edifício.

Posto isto, o extermínio das termitas da madeira no local torna-se essencial, tendo sido esse o caso da nossa intervenção na Casa Rolão.

 

Desconfia ter uma infestação de termitas da madeira na sua casa ou na sua empresa?

Contacte-nos

 

PROCEDIMENTOS PREMIUM PROTECT NA CASA ROLÃO

Após detetarmos a presença dos insetos em locais estruturais do edifício, deu-se início à ação de extermínio das mesmas. Para o efeito, recorreu-se à utilização do Termidor® como barreira química, determinante para solucionar o problema.

Quando ingerido pelas termitas da madeira, este produto garante-nos atacar diretamente o sistema nervoso das mesmas, ou provocar uma “ação dominó”, pelo contacto de umas com as outras, que acabam por se contaminar entre si.

Acrescentamos, por isso, que o uso do Termidor® é bastante nocivo para as termitas da madeira, mas inofensivo para os humanos.

 

Nas paredes, foi executada uma barreira de perfuração de 2o em 2o centímetros, para a injeção do Termidor® ao longo das mesmas.

Após a injeção, o produto alastra-se pela parede, o que promove uma maior eficiência do tratamento. Desta forma, foi possível exterminar as termitas da madeira já existentes e proteger toda a edificação do seu ressurgimento, com uma durabilidade de eficiência de, pelo menos, cinco anos.

Por fim, foi também aplicado o Termifilm®, uma barreira física colocada antes dos procedimentos de construção, que evitam a penetração das térmitas dentro do edifício, protegendo também contra humidade.

Desta forma, com um procedimento bem delineado e estruturado, foi-nos possível garantir a maximização da eficiência e assertividade dos nossos procedimentos, garantindo não só a exterminação das termitas da madeira já existentes na Casa Rolão, mas dificultando também que voltem a surgir nos próximos anos.

 

Encontrou alguma praga na sua casa ou estabelecimento?

Contacte-nos

 

Se desconfia estar também perante uma infestação de térmitas no seu edifício, na sua casa ou no seu estabelecimento, contacte-nos para uma verificação. Dessa forma, podemos delinear, de forma personalizada, o procedimento ideal para deixarmos o seu espaço livre de termitas da madeira ou de outro agente biológico!

Posts relacionados

Deixe um comentário