Rua da Escola, 17 4705-473 Braga

Bicho da Madeira – proteja os seus espaços com a ajuda da Premium Protect!

bicho-madeira-1

O bicho da madeira, ou caruncho, é um inquilino indesejável que se aloja e se alimenta das madeiras.

 

Entre Abril e Setembro é comum cada vez mais nos depararmos ou darmos conta da presença do bicho da madeira ou caruncho nas madeiras da nossa casa. Móveis, portas, pavimentos e até estruturas…nada lhes escapa! Contudo, com a Premium Protect, encontrará um serviço Woodprotect, especializado não só na prevenção, mas também no tratamento, eliminando a praga e contribuindo para a maximização de preservação das suas madeiras!

 

Esta praga pode atacar antiguidades preciosas e peças de mobiliário, bem como afetar componentes estruturais de edifícios. Além disso, consegue viver confortavelmente em madeira totalmente seca.

No seu ambiente natural, o caruncho pode habitar variadas espécies de árvores de madeira seca, contudo aparecem frequentemente em madeiras antigas, sobretudo em peças de mobiliário de madeira, com base no tipo, idade e teor de humidade da madeira em causa.

Os maiores danos são provocados pelas larvas, já que estas fazem túneis na madeira, ao longo de anos!

O primeiro sinal de caruncho da madeira é o aparecimento de buracos redondos limpos, com 2mm de diâmetro, em superfícies de madeira, frequentemente acompanhados por pequenas pilhas de pó de madeira por baixo deles. Os buracos frescos mostram madeira branca limpa no seu interior. Os carunchos adultos emergentes fazem os buracos. As larvas imaturas podem ainda estar a cavar túneis dentro da madeira.

O caruncho adulto é um pequeno inseto castanho de 3mm a 6mm de comprimento que voa com bastante facilidade. Põe ovos em madeira áspera não polida e as larvas perfuram diretamente para a madeira – não deixando vestígios até surgirem três anos ou mais tarde, geralmente entre Maio e Setembro.

O caruncho da madeira é frequentemente introduzido na casa em mobiliário de segunda mão, baús ou trabalho de vime; mas os carunchos são bastante capazes de voar por uma janela a partir de ramos de árvores mortas nas proximidades. Podem então atacar tábuas do chão, carpintaria e, mais seriamente, madeiras estruturais, tais como vigas.

 

Desconfia ter nos seus espaços uma infestação de bicho da madeira ou caruncho? Contacte-nos ou peça o seu orçamento, sem compromisso, para que o possamos ajudar!

Contacte-nos

 

O que é o bicho da madeira?

O bicho da madeira é, na realidade, um termo generalizado que se refere a todo o conjunto de insetos prejudiciais à madeira, sendo os mais comuns os “Carunchos”.

O caruncho ou bicho da madeira é um propulsor de danos em peças de imobiliário e peças estruturais de edifícios, sendo por isso de extrema importância não só identificar a praga, como preveni-la e tratá-la.

 


Desconfia ter uma praga de bicho da madeira ou caruncho na sua casa ou na sua empresa?

Contacte-nos

 

Como identificar uma praga de bicho da madeira?

Um dos primeiros sinais que surge quando estamos perante uma praga por bicho da madeira, é a observação de pequenos furos na superfície das madeiras.

Estes furos são feitos quando o bicho da madeira tenta alcançar o exterior da peça de madeira.

Contudo, ressalvamos que a praga pode manter-se meses, ou até anos, no interior da madeira, sem que demos pela sua presença.

 

Qual o ciclo de vida do bicho da madeira?

Ao longo da sua vida útil, o bicho da madeira passa por quatro estágios:

  • Ovo
  • Larva
  • Pupa
  • Adulto

Durante anos, enquanto se encontram na fase de larvas, mantêm-se no interior da madeira, construindo túneis para se deslocarem e se alimentarem.

Quando evoluem para pupas, escavam a madeira até à superfície, pra depois se transformarem em adultos.

Já na fase adulta, o bicho da madeira, ou caruncho, procura fissuras na madeira onde colocará os seus ovos. Aí permanecem até os ovos eclodirem, dando-se origem a novas larvas.

 

Encontrou no seu espaço algum vestígio da presença de caruncho?

Contacte-nos

 

Quais os principais sinais da infestação de bicho da madeira?

Quando estamos perante uma infestação por bicho da madeira, há vários sinais que nos podem alertar para esse facto, tais como:

  • Furos redondos ou ovais nas madeiras;
  • Madeira a desfazer-se;
  • Pó na superfície das madeiras, semelhante ao pó causado pela serração ou corte de madeira;
  • Pavimentos em madeira danificados ou em risco de ceder;
  • Outros insetos mortos junto à madeira;
  • Larvas de cor clara;
  • Ovos de bicho da madeira;
  • Aparecimento da praga, principalmente entre Abril e Setembro.

 

Encontrou algum destes sinais nas madeiras do seu espaço e precisa de uma avaliação profissional?

Contacte-nos

 

Como prevenir uma infestação por bicho da madeira?

A melhor forma de se prevenir de uma praga por caruncho é estar atento aos sinais mencionados no tópico acima.

Se tiver uma suspeita ou simplesmente se quiser prevenir desta praga, deve observar os sinais da presença de bicho da madeira no seu mobiliários e nas madeiras presentes na sua habitação ou propriedade.

Assim, é crucial que a infestação seja detetada o mais rápido possível, de forma a conseguir eliminar e evitar o desenvolvimento desta praga, que causa a longo prazo danos significativos.

 

Como eliminar o bicho da madeira?

Para conseguir eliminar esta praga, o primeiro passo é identificá-la. Nem sempre é fácil de o fazer à priori, já que em grande parte do seu ciclo, a praga encontra-se dentro das madeiras.

Contudo, assim que identificada a praga, não recomendamos que tente fazer uma desinfestação por meios próprios, já que a sua resolução não é fácil, mas também porque se trata de uma desinfestação que carece de competências e experiência para o efeito, bem como a utilização de produtos que precisam de ser manuseados com know-how.

 

Quer eliminar com urgência o bicho da madeira dos seus espaços? Conte com os nossos profissionais que, altamente experientes e qualificados, farão com que o caruncho seja apenas uma recordação!

Contacte-nos

 

 

PREMIUM PROTECT – TRATAMENTO PREVENTIVO DO BICHO DA MADEIRA

Portugal é uma zona com forte presença de carunchos, pelo que a realização de tratamentos preventivos nas madeiras é uma mais valia nas áreas de reabilitação e restauro de edifícios e património nacional.

Os tratamentos preventivos são realizados com insecticidas e fungicidas, que conferem uma melhor garantia de preservação e conservação das madeiras existentes ou recém-aplicadas.

Os tratamentos Preventivos Premium Protect são feitos através da pulverização, pincelagem ou injeção de um preservador de madeiras. A técnica usada dependerá da espessura da madeira e da sua apresentação final (decapada, sem pintura ou envernizada).

 

Ainda não encontrou a praga mas é fã do lema “mais vale prevenir, do que remediar”? Quer prevenir-se com antecedência? Solicite o seu orçamento gratuito!

Contacte-nos

 

Premium protect – tratamento curativo do bicho da madeira

Os tratamentos curativos de caruncho são efetuados após a verificação de uma já presente infestação ativa, com recurso a um preservador de madeira, através da pulverização, pincelagem ou injeção do mesmo.

Os tratamentos curativos Premium Protect são aplicados em edifícios, património ou mobiliário onde já se constate a presença de Insectos Xilófagos e onde, consequentemente, já não existe qualquer forma de reabilitação dos edifícios.

Para tal, é necessária a precisa e correta identificação do tipo de insecto presente e, consequentemente, procede-se a um plano para a realização dos respetivos tratamentos.

 

Precisa dos serviços Woodprotect Premium Protect para cuidar das suas madeiras após encontrar uma praga por caruncho? Peça-nos o seu orçamento gratuito!

Contacte-nos

 

QUAL A SOLUÇÃO PREMIUM PROTECT CONTRA O BICHO DA MADEIRA?

Com a tecnologia auto-penetrante XILIX® GEL a injeção pode ser limitada às secções muito espessas, entregas e encastres, sendo possível tratar tudo o resto apenas por pulverização (muito mais rápida e eficiente). Esta fórmula em GEL foi desenvolvida para penetrar a madeira sem a perfurar a uma profundidade de 80mm, representando 160 milímetros quadrados para uma secção de madeira.

Um Novo Método Revolucionário, consistindo na pulverização de um Produto em GEL que penetra em profundidade na Madeira, matando todas as térmitas e larvas de insetos Xilófagos e ficando retido, impedindo a reinfestação por um período mínimo de 10 Anos (que pode ir a muitas dezenas de anos).

Trata-se de impregnar a Madeira como num Autoclave com um produto que pode ser usado de uma forma garantida em todas as Espécies e que impregna mesmo o Cerne das Madeiras (ao contrário do Autoclave) garantindo que toda a madeira fica devidamente tratada.

 

Na Premium Protect sabemos o que fazemos, e fazemos bem! Consulte-nos para prevenir o seu espaço da infestação de caruncho ou, caso já a tenha encontrado, com a Premium Protect não a terá por muito tempo. Peça-nos o seu orçamento e garanta a preservação das suas madeiras!

Contacte-nos

 

Confie nos serviços Woodprotect da Premium Protect que, focados na prevenção e tratamento de pragas de bicho da madeira oU caruncho, não só preservarão o bom estado de peças estruturais ou de mobiliário em madeira, como garantirão a sua estética e maximização do teu prazo útil, de forma simples, rápida e com garantia de eficácia. 

Deixe um comentário